↑ Voltar para Biblioteca do Búfalo

Dados Estatísticos

Nesta página tentarei juntar o máximo de dados estatísticos relevantes ao que discutimos neste blog. Fique à vontade para dar sugestões de dados e pesquisas relevantes ou usar os dados aqui presentes para uso em debates, matérias, artigos ou trabalhos acadêmicos. E de preferência, divulgue nossa página!

A maioria destes dados originalmente se encontram na página http://forum.bufalo.info/showthread.php?tid=527, e foi contribuição de diversos membros do fórum. Outras eu divulguei no Jornal da Real e mais outras eu peguei nas páginas de Facebook e em outros espaços ligados à Real.

Violência

Homens tem 4,5 mais chances de morrer que mulheres na faixa dos 22 anos. 

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/homens-tem-4-5-mais-chances-de-morrer-do-que-as-mulheres-20111201.html

Proporção de mortes violentas aumentam no NE, onde a proporçãoo aumentou para os homens (13,4% para 16,4%) e diminuiu para as mulheres (4,5% para 3,7% no Brasil). 

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20111130104414&assunto=70&onde=VidaUrbana

Censo 2010: Mais de 80% das mortes entre 20 e 24 anos são de homens.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/censo-2010-mais-80-das-mortes-entre-20-e-24-anos-sao-de-homens/n1597368820759.html

 

Números do Ministério da Saúde de 2005 mostram que, do total de mortes na faixa etária de 20 a 59 anos, 68% foram de homens. Ou seja, a cada trãs adultos que morrem no Brasil, dois são homens, aproximadamente. Se reduzimos para a faixa entre 20 e 30 anos, a cada 5 mortes, 4 são homens.

http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-145922-SAUDE++DESCASO+E+O+PIOR+INIMIGO+DOS+HOMENS.html

Kelly Vallen, uma jovem americana que sofreu maus tratos por parte de suas colegas e “amigas” da irmandade universitária, depois que souberam que tinha sido abusada sexualmente por um colega. No entanto, em vez de abandonar a fraternidade, Kelly dedicou-se a saber a causa do ataque feminino.

Ela realizou uma enquete com 3.020 mulheres norte-americanas entre 15 e 18 anos de idade, para conhecer as suas atitudes. Com os resultados, Kelly escreveu um livro onde detalha que 90% das mulheres entrevistadas mencionaram ter uma grande amiga ( ou elas acreditam que sejam) ; não obstante, 84% assinalou ter sofrido por causa de alguma outra mulher, isso demonstra a vontade das mulheres de destruírem a vida de outras mulheres.

http://detonandoamatrix.wordpress.com/2012/02/01/como-as-mulheres-sabotam-as-pro%CC%81prias-mulheres-e-a-miso%CC%81ginia-feminina-parte-1/

Dados para rebater insinuações sobre inerência de violência na natureza masculina:

Quando as feministas se utilizarem de comportamentos monstruosos em zona de guerra para justificar que homens são monstros, ou disserem que a natureza da mulher é naturalmente boa enquanto o homem é sádico:

Maria Mandel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Mandel
Irma Grese: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irma_Grese
Dorothea Binz : http://en.wikipedia.org/wiki/Dorothea_Binz
Juana Bormann: http://pt.wikipedia.org/wiki/Juana_Bormann
Elisabeth Volkenrath: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elisabeth_Volkenrath

Emma Zimmer, Wanda Klaff, Elisabeth Lupka, Ruth Elfriede Hildner, Jenny-Wanda Barkmann, Ewa Paradies, Gerda Steinhoff, Margot Dreschel, Ruth Neudeck, etc…

Estas são todas criminosas de guerra da Segunda Guerra Mundial. A primeira, Maria Mandel, é de fazer psicopatas atuais chorarem como criancinhas com medo do escuro.

Preze pelo número para deixar bem claro que não era um caso isolado.

Roubos e furtos praticados por mulheres crescem 400%

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/roubos-e-furtos-praticados-por-mulheres-crescem-400

Número de mulheres presas cresce quase 30%

http://blogs.estadao.com.br/jt-seguranca/numero-de-mulheres-presas-cresce-quase-30/

Homens morrem mais que mulheres por causas violentas

http://www.usp.br/agen/?p=27542

Violência Doméstica

Mulheres agridem mais do que os homens, diz estudo -Levantamento da Unidade de Estudos de Álcool e Outras Drogas da Unifesp divulgado em 2008

http://www.abril.com.br/noticia/comportamento/no_345105.shtml

Violência doméstica contra homens aumentando a nível mundial.

http://livrepensar.wordpress.com/2008/05/22/violencia-domesticacontra-os-homens/

Artigo sobre o aumento da violência doméstica contra homens com relatos num site contra a violência a mulher

http://www.violenciamulher.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=120:mulheres-que-batem-e-homens-que-calam-o-estado-de-spaulo-050605&catid=19:reportagens-artigos-e-outros-textos&Itemid=6

Elas batem, eles apanham. Levantamento sobre a crescente violência doméstica vitimizando homens.

http://revistaepoca.globo.com/vida/noticia/2011/10/elas-batem-eles-apanham.html

Segundo a chefe da Divisão de Polícia Especializada da Mulher, Idoso e Deficiente, Olívia de Fátima Braga Melo, já se tornou rotina naquela delegacia a busca por registro de ocorrências onde a mulher figura como agressora e o parceiro como vítima. Além disso, três entre dez mulheres que denunciam o marido ou namorado por agressão física terminam respondendo pelo mesmo delito. A Delegacia de Mulheres da capital atende, em média, 30 mulheres por dia.

“Em 30% dos casos constatamos que a mulher também é agressora, isso quando não fica claro que é o companheiro quem sofre nas mãos dela”, diz a delegada. Neste caso são registrados dois termos circunstanciados de ocorrência e ambos são encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito.

A juíza coordenadora do Juizado Criminal, Maria Dolores Cordovil, revela que naquela instância são também corriqueiros julgamento de agressões recíprocas. São cerca de 5 mil processos de lesão corporal avaliados mensalmente, 5% dessa natureza. “Na maior parte dos casos, explicamos que é preciso haver uma representação criminal (manifestar a intenção de que o outro seja processado) mas, na grande maioria das vezes há entendimento entre as partes”, diz.

noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI549579-EI306,00-Mulher+agride+marido+com+acido+sulfurico+em+MG.html

Número de mulheres presas por violência contra homens sobe 169% no Reino Unido

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2011/06/06/numero-de-mulheres-presas-por-violencia-contra-homens-sobe-169-no-reino-unido.htm

Cinco em cada 30 casos registrados são de mau uso da Lei Maria da Penha

http://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2012/04/mulher-faz-mau-uso-da-lei-maria-da-penha-para-prejudicar-companheiro-em-vitoria.html

Levantamento realizado pela “Administration for Children and Family” do Departamento de Saúde americano feito em 2010 demonstra que 37% das agressões contra crianças são feitas pelas mães, enquanto outros 24% dos casos teve a ajuda da mãe (pg 54 do arquivo, tabela 3-10).

http://www.acf.hhs.gov/programs/cb/pubs/cm10/cm10.pdf

Saúde

Diversos dados sobre mortes relacionadas a homens, merecendo destaquei: 82% das mortes por acidente de trânsito são de homens, Homens vivem 7,6 anos menos que as mulheres, Mortes por uso do álcool concentram-se no sexo masculino, Câncer de próstata está entre os mais frequentes (o de útero não entra nem na lista dos 10 +), índice de fumantes é maior no sexo masculino.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33353&janela=1

Suicídio no Brasil afeta mais homens e idosos, mas cresce entre jovens.

Esses dados, que são considerados subestimados pelo Ministério da Saúde e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), colocam o país entre os dez primeiros do mundo em números absolutos. Apesar disso, a taxa brasileira de suicídios, que mede o número de mortes a cada 100 mil habitantes, é considerada baixa se comparada a outros países. Se aqui esse índice é de 4,5, em países como Ucrânia e Rússia chega a passar de 30.

A taxa brasileira, no entanto, esconde variações significativas. Entre as mulheres, a taxa oficial é de 1,9. Já entre os homens é de 7,1. Com relação à faixa etária, o grupo que apresenta as taxas mais altas são os idosos. Para os que têm 75 anos ou mais, o índice passa dos 15.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/suicidio-no-brasil-afeta-mais-homens-e-idosos-mas-cresce-entre-jovens-aprenda-a-identificar-os-sinais-20111010.html

Relatório sobre o grave problema que é a saúde dos homens na Europa.

http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/arquivo/2011/8/relatorio+ce.htm

Comparação sobre cancer de prostáta e cancer de colo de útero (próstata mata 8 mil, colo de útero 4 mil).

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL693146-15605,00-SAIBA+MAIS+SOBRE+O+CANCER+DE+PROSTATA.html

IMPORTANTE! DADOS COMPARATIVOS DE N° DE MORTES E ESTIMATIVA DE CASOs ENTRE C‚NCER DE PRӓSTATA E CÂNCER DE MAMA/ COLO DE ښTERO. INCA (Instituto nacional do Câncer).

Nº de mortes:

Câncer de Próstata:

Estimativa de novos casos: 60.180 (2012)

Nº de mortes: 12.274 (2009)

Câncer de mama:
Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)
Nº de mortes: 12.098, sendo 11.969 mulheres e 129 homens (2008)

Câncer de colo de útero:
Estimativas de novos casos: 17.540 (2012)
Nº de mortes: 5.063 (2009)

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero/definicao

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama

No site do Ministério da Saúde você pode acessar o banco de dados do governo com números de mortes por causa e sexo. É muito útil para deixar clara a discrepância entre os gêneros, e o descaso do governo com o sexo masculino.
Principal atenção deve ser dada as sessões c.9 (homicídios), c.10 (câncer), c.11 (acidente de trabalho).

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2010/matriz.htm#mort

Homens são maioria dos doadores de sangue

http://www.acessa.com/viver/arquivo/vida_saudavel/2003/07/22-doacao_sangue/

http://universoufes.com/?p=6981

Maternidade tardia aumenta diagnóstico de síndrome de Down

http://noticias.r7.com/saude/noticias/maternidade-tardia-aumenta-diagnostico-de-sindrome-de-down-20091027.html

Casamento e divórcio

Total de divórcios no Estado de SP sobe 109% em 2010

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,total-de-divorcios-no-estado-de-sp-sobe-109-em-2010,674816,0.htm

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no Brasil

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090130_noveladivorciobrasil_np.shtml

Divórcios disparam e atingem nível recorde, aponta IBGE

http://noticias.terra.com.br/brasil/divorcios-disparam-e-atingem-nivel-recorde-aponta-ibge,c477293b898ab310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Mercado de trabalho

Matéria tendenciosa que mostra mulheres reclamando de uma mercado de trabalho é machista, mas deixa escapar que elas são detentoras de 64% dos cargos de chefia.

http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1003714-mulheres-ocupam-mais-posicoes-de-gerencia-e-supervisao.shtml

IBGE: Mulheres tem cargo de chefia em 97% das prefeituras – Matéria para quando elas reclamarem de que não tem representação no governo (apesar de o presidente ser uma mulher).

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4428689-EI306,00-IBGE+Mulheres+tem+cargos+de+chefia+em+das+prefeituras.html

Pesquisa da Catho que revela que homens tem mais horas trabalhas que mulheres embora assumindo o mesmo cargo.

http://www.cotidiano.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=278%3Apesquisa-divulga-que-homens-trabalham-mais-horas-do-que-as-mulheres&Itemid=58

Educação

Meninos têm notas melhores se não estudam com meninas, aponta pesquisa

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/08/24/ult2635u46.jhtm

Dados diversos

Casualidades no naufrágio do Titanic:

114 mulheres morreram, 324 mulheres sobreviveram: 72% das mulheres sobreviveu.

56 crianças morreram, 56 sobreviveram: 50% das crianças sobreviveu.

1339 homens morreram, 325 sobreviveram: 19% dos homens sobreviveu.

http://www.ithaca.edu/staff/jhenderson/titanic.html

Site americano com toneladas de estatísticas diversas, focadas a dados relativos à família:

http://familyinequality.wordpress.com/

 

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Veron

    Excelente trabalho.

    Continue atualizando essa página com dados, por favor.

  2. Samuel Zini

    Olá!
    Seria muito legal mesmo se vocês incluíssem nas estatísticas dados como a quantidade de homens e mulheres nos demais estados do Brasil (Sou do RS).

    A porcentagem da quantidade de homens e mulheres, a taxa de mortes entre homens e mulheres (isso já percebi que tem bastante aqui), A tava de HOMENS QUE VIRAM GAYS, a taxa de homens que cumpre pena em presídio, a renda per capita dos homens, dos que são gays e que são héteros (homens ricos e gays ricos, homens pobres e gays pobres), Pode ter também de mulheres ricas e mulheres pobres. (não sei dizer o certo)

    Aqui no RS (por exemplo), a quantidade de homens e mulheres era de mais ou menos um homem para cada 3 mulheres. Não tenho certeza da fonte em que vi isso. Mas como o RS é um dos que possui o maior número de homossexuais, o número de homens fica muito menor…

    Gurizada, ótima iniciativa essa de vocês. Bom trabalho!
    Um grande abraço.

  3. paulusoctavius

    Preciosas estatísticas nobre amigo. Agradeço-te por disponibiliza-las!

  4. Libertador

    Fantastico esses dados! São muito uteis, valeu pela organização!!

  5. Mats

    Boa iniciativa.

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: