«

»

ago 14 2015

Bar e Churrascaria do Tio Peba – Costelão Fogo de chão!

por Tio Peba

Vou passar agora não uma receita, e sim um evento chamado Costelão Fogo de chão!

costelão01

Aqui na minha cidade se o piá (rapaz, guri, menino) chegar nos 15 anos e nunca participou de um desses, a gente mata e enterra como indigente, ficando a cargo do pai a degola.

A receita básica é: carne, sal, fogo e pelo menos 3 homens. Em 100% dos casos você deve encomendar a costela inteira com uns 5 dias de antecedência, ela pesa de 14 a 22 kg sem a fraudinha*. Após a compra da costela, tu acordas as 4 da manhã e tempera a costela com sal grosso.

costelão02

Dependendo da temperatura da costela, o sal não gruda bem então você pode usar: água, óleo ou margarina para o sal melhor aderir na costela. Nunca fiz isso, mas o pessoal do nordeste pode utilizar manteiga de garrafa, deve ficar boa.

Enquanto uma turma tá temperando a costela, a outra tá se encarregando de acender o fogo, e este ritual começa um dia antes, pois tu tens que conseguir muita lenha, uma carroceria de caminhonete cheia de lenha, várias toras de lenha pra queimar. Depois deve preparar esta lenha a mais ou menos 1 metro de onde será colocado o espeto. Após o fogo ser acesso e já começar a ter brasa…

Tozão cuidando dos ultimos detalhes antes de servir a costela

Tiozão cuidando dos últimos detalhes antes de servir a costela

Importante: durante o processo, se por acaso o fogo apagar, tu deves cortar seu saco fora porque é um incompetente que não sabe colocar fogo em madeira e então não pode ser chamado de homem. Para chuva hoje existem lonas plásticas pra fazer uma barraca improvisada. Vento até um mendigo sabe que uma caixa de papelão é um escudo contra o vento.

…espete a costela e a ponha no fogo. o espeto pode ser especial pra costelão ou um espeto normal, ou ainda os mais tradicionalistas utilizam como espeto um graveto verde.

Após todo este trabalho viril, tu vai sentar em volta da fogueira e tomar cerveja, chimarrão ou caipifruta (dependendo do grau de virilidade que tu tens na vida). Eu sempre prefiro tomar chimarrão até a costela ficar pronta, pois ai tu não faz cagada de ficar alcoolizado e deixar a costela passar ou ficar crua, ou seja tu tens que controlar o fogo com uma enxada colocando a lenha mais próxima ou mais longe conforme tu vais olhando a costela.

costelão04

Porém esse processo leva de 5 a 7 horas, e é extremamente viril. Tu conta historias de aventuras, putarias, etc, etc, é extremamente recomendável não ter mulher nesse momento, ao menos que elas não liguem pras historias de putarias, arrotos brutais e diversos palavrões emitidos pelos assadores.

Na hora de servir é a parte teatral do assado, enquanto as mulheres estão fazendo arroz, macarrão, maionese, salada e outras coisas que tu não vai comer, os assadores tem o trabalho de além de tirar a costela, bater o sal e tirá-la do espeto também tem o trabalho mais difícil, que é espantar a sapaiada (pessoas que não ajudam ao processo viril da costela e vão apenas na hora de servir pra ajudar a tirar a costela e aparecer na foto).

Após a carne estar servida, deixe sempre as mulheres, crianças e a sapaiada comerem primeiro, pois irão comer a parte mais dura e seca do costelão. A melhor parte da carne está entre os ossos e a parte de trás da costela, essa parte é a grande recompensa dos assadores, deve ser comida apenas acompanhada de pão e cerveja.

Esse é o lado da costela que deve ficar por ultimo a ser comido pelos assadores

Esse é o lado da costela que deve ficar por ultimo a ser comido pelos assadores

Se tu nunca participou de um desses tu é uma bixa, se não teve chances e quer participar, faça essa costela, pois suas bolas duplicam de tamanho por uns 2 meses.

*sobre a fraudinha = retire a fraudinha da costela antes de espeta-la, durante a madrugada, coloque-a em um espeto menor, tempere com sal grosso e ponha pra assar, ela esta pronta entre 1 e 2 horas, vai despedaçando e servindo para os assadores, assim tu não cairás na tentação de comer a costela antes da hora e comendo a parte destinada às mulheres, crianças e a sapaiada.

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: