«

»

dez 24 2014

[Investimentos bufalescos] Segurem essa bola de neve!

Alguém me segure!

Alguém me segure!

Fazia tempo que não postava nada da série “Investimentos“. Hoje, como geralmente é costume em fim de ano você rever as coisas que você fez durante o ano, resolvi fazer uma pequena atualização da minha situação atual.

E digo vocês sem sombra de dúvida: não tem nada mais gostoso do que ver seus investimentos prosperando. Estava aqui fazendo umas continhas de quanto eu investi de 2012 pra cá, separando os valores por ano. Este ano notei que a diferença do valor que eu coloquei na corretora e do que eu efetivamente comprei em ações e FIIs deram uma diferença positiva de mais de 500 reais! Isso sem falar das taxas que tive que pagar pra corretora, tanto de custódia quanto de compra. Ou seja, o efeito “bola de neve” já começou a trabalhar ao meu favor! Os dividendos, jscp’s e rendimentos dos FIIs já estão trabalhando ao meu favor, e a tendência é isso aumentar com o passar dos anos. É por isso que o nome do efeito é bola de neva. Uma vez que você larga uma bolinha de neve morro abaixo, ela vai agregando mais neve ao seu corpo e ganhando tamanho! Quem quiser saber mais sobre isto, recomendo ver este vídeo aqui.

Obviamente, as quedas recentes no meu patrimônio por causa da flutuação dos preços fez eu fechar bem no negativo. Mas isso no longo prazo não significa absolutamente nada. Afinal, montei uma carteira equilibrada, podei alguns maus investimentos que fiz e praticamente terminei de comprar todos os ativos que me interessavam. Crises vão e vem, e com o tempo esta crise atual irá passar e os preços retornarão ao seu crescimento anterior.

E o mais legal disso tudo é que fiz tudo isso sem me privar de quase nada! Neste ano passei consegui viajar para um bocado de lugares diferentes, comprei muitas coisas que eu estava querendo comprar (algumas até supérfluas, reconheço) ajudei bastante nas despesas de casa e tal… Basicamente as duas maiores coisas que fiz para economizar foram cortar quase que 100% o uso do ônibus e substituir por bicicleta. Isso além de ajudar na saúde (é tanto um bom exercício físico quanto um redutor de stress, porque eu simplesmente tenho horror de andar em ônibus lotado), me ajudou a cortar basicamente uns 2000 reais ou mais de despesas com transporte neste ano. Outra coisa que fiz e que se mostrou muito efetivo foi substituir algumas coisas por outras mais baratas,como por exemplo, ao invés de comer em restaurante na hora do almoço, levar comida de casa mesmo. Coisas relativamente simples, mas que se você for juntar ao longo de 12 meses, dá uma economia considerável.

Como podem ver, é plenamente possível manter uma carteira diversificada e bem nutrida de investimentos sem ter que se privar de praticamente nada. Usando um pouco a cabeça e sabendo dispensar certos luxos, dá pra ir longe. E isso sem eu ser a pessoa mais disciplinada do mundo. Alguém mais disciplinado que eu pode fazer muito mais!

Eu não irei colocar aqui valores ou a composição da minha carteira, pois acredito que isto não convém. E peço que se alguém for comentar, que faça o mesmo. Lembrem-se sempre: suas finanças interessam apenas a você e ao Leão (infelizmente).

Falando em Leão, a única coisa chata disso tudo é que isso me lembra que ano que vem lá vai eu ter que declarar os mais de 20 ativos que tenho, junto com cada rendimento deles em 2014. E acreditem, isso dá uma trabalho do cacete!

Mas é isso meus amigos, para aqueles que também investem no mercado de ações e fundos, espero que estejam sentindo a mesma felicidade que estou sentindo hoje com meus investimentos. Para aqueles que ainda não investem, espero que este post sirva como incentivo para que considere essa opção e quem sabe daqui uns anos compartilhar esta mesma felicidade comigo e com tantos outros.

Que venha 2015! Bons investimentos a todos!

1 comentário

  1. Max

    Top, te agradeço pra caramba…

    Hoje estou prestes a entrar na bolsa, concluindo apenas mais alguns estudos.

    Seu artigo é bem esclarecedor para leigos no assunto.

    Enfim, a real salvando vidas e fortificando os homens dessa nação contra essas cobras do feminismo.

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: