«

»

jul 24 2014

Porque não busco info sobre empreendedorismo no Brasil

desertopor ThomasSowell, Fórum Mundo Realista

Tenho mais de 30 anos. Desde o antigo segundo grau (hoje ensino médio), ou seja, desde os 16 anos mais ou menos que tento empreender.

Mas não conseguia nada, não conseguia encontrar sequer por onde começar. E um dos motivos é porque tentava encontrar informações e ferramentas para empreender no Brasil.

Então escrevo isso porque tem pessoas que vão estar passando pela mesmo coisa que eu.

1) Brasileiro não compartilha

Os brasileiros de sucesso não compartilham nada.

Existem sites onde as pessoas supostamente compartilham seus segredos de negócios. Mas a maioria são de ilustres desconhecidos. As pessoas que poderiam impactar mesmo compartilhando a sua experiência estão em Miami, cagando e andando para os novos empreendedores do Brasil.

Os poucos sites que tem, em regra, são geridos por ilustres desconhecidos e não passam de ferramentas pra ganhar dinheiro em cima dos leitores.

Em regra lá fora primeiro se compartilha, e compartilha informação de qualidade, pra depois a pessoa pagar.

Veja por exemplo esta aula.

A aula do cara está disponível para todo o mundo. E não é de um ilustre desconhecido, é de um cara que já trabalhou dando consultoria para empresas como Microsoft e Google.

Lá fora primeiro se ensina um material de qualidade, e depois cobra pra aprofundar, ou para contratar os serviços da pessoa. Aqui em Huelandia costuma ser: compre algo, ou se afilie a alguma coisa. Ou nenhuma informação será compartilhada.

E pra piorar, a gente faz isso tudo, pra então receber informações básicas, que pouco acrescentam. Informações que poderiam ser encontradas facilmente numa busca no google. Patético.

2) Brasileiros não inovam

Tudo que você possa aprender com um professor brasileiro já foi discutido em outros países há, NO MÍNIMO, 10 anos atrás.

Inclusive, tem um tópico no parte aqui de saúde do fórum em que o médico estrangeiro fala que o Brasil está há 10 anos atrasado na ciência médica.

Adivinha só, não é só na ciência médica.

Quer um exemplo? Procura os que os estrangeiros falam sobre a necessidade de um plano de negócios detalhado para iniciar uma pequena empresa. O SEBRAE não vai curtir isso, já te dou o spoiler.

3) Brasileiros não fazem nada de graça, nem mesmo para os iniciantes

Se você precisa de ferramentas para gerir o seu negócio, adivinha só, no Brasil existem opções. Mas são meras cópias do que tem lá fora. E mesmo assim, capadas, e pior: o olho da cara.

Enquanto isso, olha so quanta coisa de graça te espera:

G2 Crowd

Get App

Dá uma pesquisada nesse 2 sites, que são apenas de aplicativos para negócios. E você vai ver quanto programa disponível 0800 pra quem está começando.

Pra quem usa pouco, como profissionais autônomos, pequenas empresas e similares, tem uma cagalhada de programas que são gratuitos. A estratégia dessas empresas é que, quando o cliente cresça, ele então como já usa o programa continue a usá-lo, mas de forma paga.

Aqui no HUEBR sem chance disso. Pra ter alguma coisa, mesmo iniciando, vai ter que morrer no dinheiro.

Finalizando então, esses são os 3 motivos principais pelos quais, depois de muito bater cabeça tentando evoluir no lado empreendedor aqui no Brasil, desisti e busco todo o meu conhecimento lá fora.

Ainda não tenho como me mudar para as colinas, como dizem, saindo do país. Mas enquanto não posso sair, me mudo psicologicamente. Consumo produtos e informações estrangeiras. De fato, não consumo praticamente mais nada brasileiro nessas 2 áreas.

Estou me mudando de fato para outro país intelectualmente, para depois sair fisicamente.

Se você também está com dificuldade pra evoluir no lado empreendedor, fica a dica. Esqueça o Brasil, e os empreendedores brasileiros.

Fonte

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Ze Carlos

    O problema do Brasil, no meu ponto de vista, é a desunião e a desconfiança mútua que há entre as pessoas. Aqui é um querendo ver a caveira do outro. Desde os primórdios, os brasileiros sacaneiam uns aos outros, o que faz gera, com o decorrer o tempo, esse clima de desconfiança que temos entre nós. Soma-se ao fato de que aqui nesse país patológico, as pessoas gostam de uma puxar o tapete da outra, o que contribui ainda mais para que as pessoas sejam ainda mais desconfiadas.

    Assim sendo, em decorrência dessas desunião, golpes baixos, mentalidades medíocres, é que resulta nesse país em que quase nada dá certo. Não é só empreendimento que dão errado aqui, mas sim quase tudo.

    Se fosse comprar o Brasil com uma pessoa, tal pessoa seria um tipo de frankenstein. Uma criatura com umas 3 cabeças, todas com uma certa demência. 4 braços, que ficam socando violentamente os próprios rostos, 4 pernas, cada uma querendo andar para uma direção diferente e um intestino desregulado, que faz com que a criatura defeque em si mesma toda hora, estando sempre imunda. Uma criatura desta, nunca se daria bem na vida, estando fadada ao fracasso e ao sofrimento eterno. Essa criatura defeituosa e desgovernada é o Brasil.

  2. Investidor

    Gostaria de saber se este site: sociedadeinternacional.com é de confiança. Tenho pensando em abrir uma conta com eles.

  3. Carlos Garcia Garcia

    Quais os sites gringos ou bibliografia em inglês sobre Plano de Negócios que você recomenda?

  4. elvis

    vc disse toda verdade so eu sei o que e precisar de coisas no brasil sebrae nao presta pra nada nao sei nem pra que existi isso no brasil

  5. TheTruth

    Faz muito sentido, aquelas poucas palavras no fórum foram perfeitas e daria um ebook de um espertalhão BR

  6. Vinicius M

    Também tenho o sonho de empreender, sei que tudo é mais dificil no Brasil, mas, vamos deixar de tentar devido as dificuldades? Você abordou um tema interessante, mas o texto não acrescentou nada. O que entendi é que se quer empreender, saia do brasil… Temos vários empreendedores de sucesso no país, o que significa que da pra ter sucesso.

  7. user

    oque você acha do geração de valor? atualmente eles tem um site chamado http://www.meusucesso.com
    pago, achei bem interessante pois lá elas prometem da apoio financeiros para os melhores projetos etc, entre outras coisas gostaria da sua opinião!

  8. Renan

    De fato no Brasil o conhecimento é restrito, eu estou em um curso de Física, e a área cientifica no Brasil não sai do atoleiro por dois motivos.
    1. O governo só investe em pesquisa que chove no molhado, não adianta fazer pesquisas que já não tem pra onde ir, tem professor/pesquisador da universidade que fica refazendo o mesmo experimento e sempre tira os mesmos dados e ainda publica a mesma merda todo ano.
    Não tenho provas mas já vi coisa suficiente para falar que tem professor que não apenas refaz experimentos idiotas como ainda força o resultado…

    2. Existe uma preguiça de escrever livros, a maioria dos pesquisadores reconhecem que o Brasil precisa de mais autores na área, que isso faz bem para a sociedade, além de estimular os novos pupilos, só que ninguém quer publicar livros porque não dá ‘status’, isso mesmo, o corpo docente é composto por um bando de maricas que querem ‘status’, o único professor que conheço que faz pesquisa sérias e ainda pública livros(faz por prazer e porque tem que ser feito!) está aposentado e faz tudo como voluntário, arrisco a dizer que é um dos único físicos sérios do país.

    Só que, como no Brasil a pesquisa é quase totalmente estatal quase ninguém está afim de fazer pesquisa séria, a maioria dos meus colegas só querem pegar o diploma de doutorado fazer concurso e ganhar de 10 a 15 mil por 8 horas de trabalho por semana.

    Não existem cientistas sérios no setor público.

  9. henrique nascimento

    ótimo texto o ideal “para quem pode é claro” e fazer de tudo para não viver no brasil morar em outro pais porque aqui tudo é ruim a unica coisa que é boa aqui são as praias e as mulheres o jeito e pular fora do barco e só ver o brasil como ponto turístico somente isso.

  10. Andirá

    Certissimo, doutor. Eu também penso da mesma forma. Estive pesquisando tempos atrás materiais sobre commodities para colocar em um dos capitulos de meu livro, mas não encontrei praticamente nada. Será apenas o básico do básico que irá para o leitor, de maneira que ele, caso se interesse mais por este investimento, pesquise materiais relevantes, na literatura estrangeira. Aqui ninguém vai encontrar nada de bom pra aprender a investir.

    Realmente o empreendedor brasileiro tem que ir pra fora se quiser adquirir conhecimentos para montar seu próprio negócio, e países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e e Japão estão entre boas opções para aprender como que se faz a coisa.

  11. MisterKratos

    Muito bom, esclarecedor, o único jeito de retribuir é apenas agradecendo que Deus continue a abençoar esse pessoal da real por abrir nossos olhos.

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: