«

»

dez 16 2013

Fracasso: um grande professor?

soldado feridopor Mike Ramey

* traduzido por Asura, da  Equipe Búfalo de Tradução

Eu tenho conversado com e multidões de homens cujas vidas foram devastadas por fim de relacionamentos, casamentos rompidos, falir em negócios, perda de empregos, etc 

Infelizmente, alguns homens nunca se recuperam. Eles nunca aprenderam que até mesmo o fracasso pode ser um grande professor! Como um autor tão bem colocou, “Tempos difíceis nunca duram, as pessoas duronas sim!” Neste artigo instigante, você vai aprender como enfrentar corretamente os momentos difíceis…

Acontece com o melhor dos homens!

Irmãos, não tem nada de errado em falhar em alguma coisa. Isso PODE ACONTECER com o melhor dos homens.

Em suma: se você falha – você NÃO é um fracasso. Você pode se sentir como um fracasso, especialmente depois de ter dado tudo de si. Na verdade, pode-se dar tudo de si por uma causa, um relacionamento, o casamento, a educação ou a um emprego e ainda assim falhar.

Em nossa era atual, tenho notado algo. Falta material que lide com o fracasso. Temos um excesso de material sobre sucesso, e prateleiras repletas de conselhos de quem tem o alcançado. No entanto, se você vai para a sua biblioteca pública e escolher um volume da prateleira de alguém que você admira com a história, você vai se surpreender com a quantidade de vezes que o gigante FALHOU vez, após vez, após vez.

Esta vai ser uma daquelas artigos que você pode precisar em uma data posterior, ou, poderia precisar agora. Nós vamos examinar o assunto em detalhes e concentrar no que NÃO se deve fazer na busca por algo melhor.

Deixe-me dizer logo esta é um artigo escrita especificamente para os homens. Homens e mulheres lidam com o fracasso de forma diferente. Embora haja uma série de recursos disponíveis para as mulheres que sofrem o fracasso em suas vidas, o mesmo não pode ser dito para a fraternidade.

Alguns de nós não querem admitir que um sonho morreu bem diante de nossos olhos. É aí que os VERDADEIROS amigos homens e membros masculinos da família são necessários para nos ajudar a passar este solavanco na estrada – para assim nos reerguemos e que possamos tentar, rir e amar novamente.

Algumas razões para o fracasso:

Vamos começar com algumas razões básicas que podem acontecer na vida de uma pessoa.

1. TIMMING: Este é o topo da lista. Você pode estar pronto para esse trabalho, ou pronto para propor casamento a sua namorada. No entanto, o tempo pode ser desligado por qualquer um de uma variedade de razões. Por favor, não se desespere ou entre em depressão quando algo que você lutou, ansiava, e suou não se concretizou. Talvez não era o momento para aquilo acontecer;

2. PREPARAÇÃO: Muitos de nós gostamos de “pensar” que basta colocar o necessário trabalho, estudo e planejamento num empreendimento para realizá-lo, só para descobrir depois que as portas sempre estiveram fechadas em nossa por pequenos detalhes que não levamos em consideração;

3. CONSELHO: Oh, irmãos – este vai ser particularmente dolorosa para examinar, mas a advertência bíblica é clara. Se a pessoa não procurar, nem ouvir os conselhos de quem “esteve lá”, ou está “indo na mesma direção” fracasso não é apenas a certeza – é garantido;

4. A TURMA ERRADA: Isso não pode ser feito mais claro, mas vai junto com o meu terceiro ponto. Sim, devemos buscar o conselho SÁBIO – mas cuidado com aqueles que sempre parecem ter um “NÃO” na ponta da sua língua.Algumas pessoas vão te alimentar negativamente para te prender na própria miséria. Infelizmente, quando eles estão prontos para fazer um movimento para o progresso, eles vão excluí-lo;

5. MEDO: Acredite ou não, existem algumas pessoas que sabotam a sua capacidade de ter sucesso porque temem o sucesso. Assim, a falha torna-se o seu “parceiro silencioso”. Afinal, se alguém tem uma mentalidade de não alcançar um objetivo, não há nenhuma grande perda para eles. Eles se pré-programam para falhar, e se contentam em permanecer na miséria quando poderiam realizar seus sonhos. A derrota para eles é como seu par de sapatos favoritos: confortável de usar, mas não projetado para levá-lo em uma direção real;

6. VIDA: Isto tem que ser deixado claro também. A vida acontece. Pessoas morrem. As empresas falem. Divórcios e separações acontecem. Avisos de dispensa podem encontrar seu caminho em seu envelope de salário. Amigos e familiares se afastam. As crianças entram em apuros. Coisas ruins podem acontecer a pessoas boas. A idade é mais do que um número, como o seu corpo muda;

7. NEGLIGÊNCIA: Vários itens vêm à mente nesta categoria. Negligência de oração, a negligência dos verdadeiros custos envolvidos no empreendimento, a negligência da outra pessoa (se for um casamento ou um relacionamento), ou negligência de seus verdadeiros talentos, competências e habilidades podem causar fracassos.

COMO NÃO AGIR:

Agora que temos lidado com alguns dos motivos, podemos nos concentrar nas reações erradas quanto ao fracasso.

1. AMARGURA: Um dos assassinos certos da oportunidade é amargura. Ele tem uma longa raiz, regada por lágrimas salgadas durante muitas noites na escuridão. Ela pode causar uma pessoa a ter rancor contra Deus, pessoas ou instituições – por dias, meses – ou anos;

2. CULPA: Se você deu uma boa olhada em algumas das razões listadas, confio que você percebeu que não havia nenhum item que dizia em buscar culpados. No entanto, existem alguns de nós que querem culpar alguém – qualquer um – por não sermos bem sucedidos em nossa busca ou esforço particular. Algumas pessoas ficaram tão amargas ao longo do tempo em que se combinaram os pontos um e dois como uma forma de arte.

3. FUGA: Oh, este poderia formar um artigo por si só. Posso contar um número imenso de gente que foi entregue revés após revés, e procuraram escapar de seus fracassos em bebidas, drogas ou outras atividades prejudiciais. Algumas pessoas se mudaram de cidade em cidade em cidade como um meio de escapar de contratempos. O único problema em escapar é que não importa para onde você vá… VOCÊ estará lá;

4. VINGANÇA: Este trunfo pode trabalhar em filmes, mas ele não funciona na vida real. Isso poderia levar a mais problemas no caminho – incluindo uma longa estadia na prisão;

5. RETIRADA: Decidir demitir-se da raça humana parece uma boa solução para o curto prazo, mas não é sábio para longo prazo. As pessoas ainda vão existir uma vez que você sair de sua “caverna”. Sim, retire um tempo necessário para se curar e descansar. Mas não planeje abandonar a humanidade. Pois, no longo prazo, você estaria fugindo de muitos caminhos que poderiam levá-lo para o sucesso.

ÀS VEZES VOCÊ TEM QUE SER COMO O BULDOGUE

Irmãos, se você falhar no seu caminho, converse com alguém mais experiente. Aprenda com a experiência, a sacudir a poeira, e salvar alguma coisa que vai te ensinar como ter sucesso na próxima rodada. A pior coisa do mundo é permitir que um fracasso te roube energia para se reorganizar, reconstruir e ressuscitar.

Olhemos para o divórcio. Muitos homens já passaram por isso. No entanto, uma boa parte dos irmãos aprenderam com seus erros, e foram abençoados por Deus e tiveram outra – e melhor – mulher em suas vidas, e colheram os frutos de um novo casamento. Claro, você não vê esses irmão em nossa imprensa feminista nem em Hollywood.

Confie em mim. Eles existem. É irrelevante para a questão onde eles estão. Mas, aqueles irmãos que aprenderam com seus fracassos no casamento e/ou em relações não precisam escrever livros. Eles têm uma boa esposa que vai provar que eles aprenderam as lições necessárias para voltar ao altar e dizer “EU POSSO” mais uma vez.

Nem todo mundo ganha a medalha de ouro de primeira.

No entanto, o homem sábio compreende que o fracasso não é nada mais do que um revés temporário. Não é um nocaute, e certamente, não é o momento de enterrar seus sonhos.

Uma das minhas histórias favoritas de encorajamento do passado envolve um buldogue que não iria desistir em face do fracasso. Numa tarde de primavera, deu um passeio por um beco, e avistou um quintal com dois cães de caça tomando sol e se divertindo muito, insultando o buldogue que passava.

Um salto rápido sobre a cerca, e o buldogue apanhou dos dois cães, tendo que pular o muro novamente para fugir, descansar e lamber suas feridas. No dia seguinte, o buldogue voltou para uma revanche – e apanhou feio novamente. A batalha entre o buldogue e os dois cães continuou por várias semanas – sempre com o buldogue perdendo no final.

Finalmente, o buldogue apareceu uma tarde, pronto para a batalha de costume… e foram os cães de caça que correram para se esconder. O buldogue – não tímido sobre sua vitória – zombou deles e tomou banho no quintal dos dois.

A lição aprendida com essa história? Há momentos em que temos que encarar várias e várias vezes o nosso fracasso. No entanto, se tivermos a capacidade de continuar a lutar, o fracasso que terá que fugir de nós, em vez do contrário.

fonte: http://www.gillistriplett.com/manhood/articles/failure.html

Comentário do Barão: aquela música do Raul Seixas, “Tente Outra Vez“, basicamente resume o espírito deste artigo. Merece ser ouvida.

3 comentários

  1. Luiz Alberto da Silva Lima

    Excelente texto! A melhor forma de lidar com o fracasso é arregaçando as mangas e indo a luta sem vitimismo. SOMENTE A LABUTA NOS POSSIBILITA A VITÓRIA!!!

  2. Mister.L

    Muito bom o texto,me motivou,isso será otimo já que eu estarei começando a minha jornada.

  3. Ramapithecus

    Isso mesmo que se passa. Tua ex-companheira se torna sua pior inimiga. E usa a violência do Estado contra você. Mas o erro está em acreditar em amor, ser politicamente correto, etc … tudo mentira. Só há interesse material. Mas é igual o golpe do bilhete premiado … ainda tem gente que cai nessa.

    Tu que está no love e pensa em se casar, antes pesquise a legislação do Código civil de 2002, nas partes sobre família. Veja as medidas cautelares de afastamento do lar, regimes de bens, guarda dos menores. Ver também os desdobramentos no código de processo civil. Leia principalmente a “Lei Maria da Penha”, tratados internacionais de eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher. E subsidiariamente o código penal e de processo penal.

    Ter um relacionamento com uma mulher já é perigoso. Colocar ela sob o mesmo teto é se prontificar a assinar um beozão nervoso. Os dissabores virão e fica difícil se respaldar com legislação tão desfavorável. O fracasso é bem provável e vão colocar tudo na sua conta.

    Se quiser se casar, venha com grana ou disposto a muito trabalho e escolha de preferencia minha filha, mãe ou irmãs. O único risco é que tu endoide e cometa uma desgraça. Mas como tu é bonzinho, vai suportar todo ônus do ‘seu’ fracasso.

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: