«

»

ago 12 2013

O homem que inspirou o dia dos pais

De acordo com um artigo que vi no Seattle Times (que infelizmente tinha mais do típico elogio sarcástico aos pais), foi em Spokane, uma cidade do estado de Washington, que uma mulher veio com a ideia de criar uma data especial para celebrar o Dia dos Pais. Interessado na história, eu decidi fazer um pouco de pesquisa sobre o assunto e encontrei uma história um tanto tocante por trás da criação deste feriado.

Em 1909, Sonora Smart Dodd , que vivia em Spokane na época, estava irritada com o retrato comum dos pais da época, que sempre eram retratados como preguiçosos, imprestáveis e irresponsáveis. Isto dificilmente se enquadrava com o que ela sabia de seu próprio pai, que havia criado seis filhos sozinho depois que sua esposa morreu durante o parto.

O pai de Sonora, William Jackson Smart , nasceu no Arkansas em 1842. Criado em uma fazenda, entrou para o Grande Exército da República durante a Guerra Civil Americana e serviu como um artilheiro na 1ª Bateria de Artilharia Leve do Arkansas. Após a guerra, ele se casou com sua primeira esposa, Elizabeth Harris, que morreu com apenas 30 anos em 1878. Dois anos mais tarde, casou-se novamente (com Ellen Victoria Cheek Billingsley) e acabou se mudando para o estado de Washington em 1887 para uma fazenda perto de Spokane.

Em 1898, sua segunda esposa morreu ao dar à luz, aos 47 anos. Com 56 anos de idade na época, o sr. Smart foi deixado sozinho com um bebê e cinco crianças (os filhos de sua primeira esposa que já estavam crescidos na época) para criar. Sonora, que na época tinha cerca de 16 anos, era a filha mais velha que ainda morava na casa com o seu pai. Ela e seu pai criaram os meninos juntos, e ela passou a ter uma grande amor e admiração por seu pai, pela forma como ele manteve as coisas durante estes anos difíceis.

Anos mais tarde, quando Sonora já era uma mulher adulta, casada e com filhos, ela teve a ideia de criar o Dia dos Pais depois de ouvir um sermão de Dia das Mães na igreja. Ela propôs a celebração para um grupo de uma igreja em Spokane, escolhendo uma data de junho, porque o aniversário de seu pai era neste mês. Os pastores gostaram da ideia e em 19 de junho de 1910 Spokane realizava a celebração do primeiro Dia dos Pais.

A celebração ganhou força em todo o país, e dentro de poucos anos se tornou uma tradição nacional. Em 1916 o presidente Woodrow Wilson veio pessoalmente para Spokane para fazer um discurso no Dia dos Pais e, 50 anos depois, o presidente Lyndon Johnson o tornou feriado nacional oficial.

Depois de uma breve doença, William Jackson Smart morreu em Spokane, em 1919. Todos o seus nove filhos estavam ao seu lado no momento de sua morte.

fonte: http://www.the-spearhead.com/2011/06/19/the-man-who-inspired-fathers-day/

1 comentário

  1. Powie STR

    Tocante essa história.

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: