«

»

jun 26 2013

[Investimentos Bufalescos] Ignore notícias de jornal

"Tubarão" Kageyama no futuro, só papando umas sardinhas paspalhas...

“Tubarão” Kageyama no futuro, só papando umas sardinhas paspalhas…

Fazia tempo que eu não escrevia algo sobre o assunto! Resolvi tirar a ferrugem já que algo que rolou esses dias me chamou a atenção…

Tinha postado isso no Face nas páginas do Canal e do Metendo a Real, mas eu resolvi fazer uma coisa um pouco mais elaborada, para mostrar alguns casos que aconteceram recentemente e que ilustram bem o “efeito manada”, coisa que você tem que ficar longe pra não ser pisoteado!

O assunto de hoje é: porque o investidor deve ignorar notícias de jornal, ou se for lê-las, só ler como mera curiosidade? Vejamos um exemplo que aconteceu no dia 14 deste mês:

“Dívida ‘estratosférica’ pode quebrar Petrobras, diz Procuradoria”

“Impedida de importar e exportar petróleo há uma semana em razão de uma dívida de R$ 7,3 bilhões, a Petrobras pode “quebrar” e gerar “caos” o mercado de ações caso pague o débito “estratosférico”, segundo o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.”

É claro, a Petro quebrar… Vejamos: temos uma mera dívida de 7 bilhões (coisa que a Petrobras lucra num trimestre) que pode quebrar a empresa, empresa essa que já tinha 196 bilhões de dívida (ou seja, no meio de quase 200 o que é 7 bilhões?). A dívida é alta claro, mas estamos falando de uma das maiores empresas do mundo, que atualmente conta um imenso patrimônio de mais de 330 bilhões, uma receita anual atual de quase 300 bilhões e receita anual atual girando aí em 20 bilhões.

(Todos esses dados podem ser conferidos aqui: http://bastter.com/mercado/acao/PETR.aspx)

Mas podem falar, “ah, mas a Petro teria que parar de importar!”. Ora, pro momento atual dela seria até bom! Ajudaria a controlar essa dívida gigante que ela tem. E mesmo que ela precisasse importar algo pra cumprir alguma demanda, ela simplesmente usaria outro CNPJ ou alguma manobra legal e importaria sem problemas (coisa que a Vale fez algum tempo atrás, aliás).

Mas os dados não importam! O jornal falou que a Petrobras vai falir, então só pode ser verdade! A sardinhada entra em pânico! Ações em disparada! O mundo vai acabar! Enquanto isso, a tubarãozada só olhando, contendo a risada…

Interessante ver os gráficos com a negociação do dia na PETR3 e PETR4:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Veja que na 3, no dia 14, um bocado de gente “pulando do barco”. Na 4 temos uma variação maluca, por volta de 5% apenas num dia entre máximas e mínimas, algo que não acontece muito na Petro. Afinal a Petro vai falir, ferrou! Vamo fugir!!! (Aliás, notem a suspeita subida repentina da PETR4 no dia anterior… tubarãozada se movendo nas águas?)

Mas eis que surge, no mesmo dia, esta noticiazinha.

STJ muda decisão e autoriza Petrobras a não pagar dívida de IR

“O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves reformulou nesta sexta-feira (14) decisão tomada na véspera e autorizou liminarmente (provisoriamente) a Petrobras a não pagar pagar dívida de R$ 7,39 bilhões com a Receita Federal em razão de débitos de imposto de renda. A decisão vale até que o mérito do pedido seja julgado pelo tribunal.”

Uai, mas não ia falir?!

Algo interessante de observar também é o mercado de opções da Petro nesses últimos de pregão (no caso 13, 14 e 17 de junho). Variações loucas de preço, aí na casa dos 40, 60%… Muito tubarão esperto deve ter tirado uma grana boa aí nas costas dos sardinhas desesperados!

E isso acontece toda hora! E parece que os caras não aprendem…

Outro caso legal, acontecido no começo do ano: BIOM4, uma empresinha capenga que trabalha na fabricação de remédios.

Os dados dela são bisonhos: http://bastter.com/mercado/acao/biom.aspx

… mas em fevereiro o preço de suas ações deram um pulo! Porque? Algum grandão despejando suas ações no mercado e se livrando disso? Nunca iremos saber.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Será que alguma coisa mudou na empresa, ela começou a ter lucros? Nope, continua a  mesma porcaria de sempre. Mas só foi ela virar notícia que eu já vi pipocar nos fóruns: “olha, o Governo de Minas vai fechar um contrato milionário com ela, agora vai!” e outras porcarias. Acredito que alguns incautos caíram nessa e devem ter posto uma graninha nessa bomba!

Outro caso que aconteceu nessa época também, com a Cemig. Em março a Aneel falou que ia ajustar as tarifas dela, o que poderia causar uma forte queda nos lucros. O negócio ainda tinha sido negociado direito mas já tinha gente prevendo o fim do mundo!

Aneel indica que cortará tarifa da Cemig; ações caem

As mudanças feitas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no processo de revisão tarifária da estatal mineira Cemig azedaram o humor do setor elétrico – ressabiado desde a renovação das concessões no fim de 2012. As ações da companhia despencaram 13,8% e puxaram as das demais elétricas, que fecharam o dia em queda. O índice de Energia Elétrica (1EE) caiu 3,46%.

[…]

A Cemig tentou apaziguar a situação e afirmou que os números propostos originalmente pela Aneel não estavam ajustados. Mas reconheceu que a agência adotou procedimentos diferentes em relação ao segundo ciclo de revisão tarifária. De qualquer forma, o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cemig, Luiz F ernando Rolla, disse que vai apresentar uma argumentação com o objetivo de melhorar os valores finais.

… e a sardinhada em pânico, novamente:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Pergunto? Mudou algo significativo na empresa? NÃO. A Cemig continua a lucrar bem e apresentando dados cada vez melhores (que podem ser conferidos aqui: http://bastter.com/mercado/acao/cmig.aspx)

Mas por causa de uma mera notícia, pessoal acha que empresas gigantescas e que dão lucro como a Cemig ou a Petrobras irão fechar as portas assim, do dia pra noite…

(lembrando que isso não é recomendação de compra ou venda de Petrobras ou Cemig, peguei as duas como exemplo pois costumo acompanhá-las de perto)

Enquanto a outra empresa ruim, só é a ação subir que do dia para a noite ela vira uma das empresas mais fantásticas do mundo…

Então meus amigos, vocês querem vencer na bolsa de valores? ENTÃO FICA LONGE DO CARDUME DE SARDINHAS! NÃO OPERE NOTÍCIA! A não ser, é claro, que você tenha a estranha mania de fazer caridade pra gente rica…

Se você mexe com trades, simplesmente use os gráficos e indicadores que você mais goste, monte seu plano de entrada e saída e execute ele conforme planejado. Se é sócio da empresa, simplesmente fique de olho nos balanços trimestrais (ou anuais mesmo) que ela divulga, e se for para olhar notícia dela, perca seu tempo apenas com as notícias oficiais que o RI da empresa divulga quando algum fato relevante acontece (essas notícias podem ser vistas na sessão  “Relação com Investidores” no site da empresa que você é sócio).

Obs: sardinha, no caso, são os operadores/investidores deslumbrado e boboca, que ficam correndo atrás da “dica quente” do momento pra ganhar aquela bolada ao invés de estudarem e desenvolverem seu método próprio de operação. Geralmente esses caras ganham boladas… nas costas! O “tubarão” no caso são os grandes investidores que não raro criam jogadinhas com notícias e boatos para pegar incautos nas variações de mercado. Pode-se perguntar, isso não seria errado? Nem tanto, afinal todos que entram na bolsa sabem (ou pelo menos deveriam saber…) dos riscos inerentes deste negócio. Logo, se você quer entrar em algo assim, saber onde está pisando e ter planos de contingência é fundamental. Se não tiver isso, preferível se manter longe disso senão seu dinheiro será levado por pessoas que sabem o que fazem ali.

Outra dúvida que se pode surgir: não seria interessante agir como uma “rêmora” e aproveitar essas jogadinhas dos tubarões, tentando comer as “sobras” do banquete deles? Acredito que não já que essas jogadinhas, quando acontecem, são planejadas com um bom tempo de antecedência. E elas só viram notícia quando esses tubarões já estão começando a se desfazer de seus papéis em cima dos sardinhas. Logo, as chances de você chegar tarde na festa e levar uma reversão que pode comer um belo naco do seu dinheiro são altas. Só ver ali no gráfico da BIOM4 acima, se você entrou uns 2 ou 3 dias depois, quando ela estava batendo uns 9 reais, você ia levar uma invertida bonita…

E é isso! Dicas, reflexões, sugestões são sempre bem vindas. Não se acanhem em se manifestar nos comentários!

2 comentários

  1. NedStark

  2. Rafael

    Muito bom o texto, eu gostaria de saber como avaliar o mercado de ações e como descobrir o melhor momento para investir e se investir, pois todos dizem que é arriscado e se não tiver conhecidos vce acaba afundando nisso e não passa de um doador de dinheiro barato para capitalistas selvagens.

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: