«

»

maio 07 2013

Por onde começar o desenvolvimento pessoal?

jalaluddin-rumi* texto curto, mas com uma mensagem profunda. Gostariam que refletissem muito sobre ela.

por Clayton, do Fórum Mundo Realista

Olá a Todos.

Estava lendo o Masnavi de Jalaluddin Rumi, poeta persa do século XIII e me deparei com essa pequena história que esconde lições profundas:

“Os chineses e os gregos discutiam diante do Sultão qual deles era melhor pintor e, para decidir a disputa, o Sultão destinou uma casa para ser pintada por cada um.

Os chineses compraram todo tipo de tintas e coloriram sua casa do modo mais elaborado possível.

Os gregos, por seu lado, não usaram nenhuma cor, mas contentaram-se em limpar as paredes de sua casa de toda a sujeira e a lustrá-las até que estivessem limpas e brilhantes como os céus.

Quando as duas casas foram oferecidas para a inspeção do Sultão, a que fora pintada pelos chineses foi muito admirada; mas a casa grega ganhou o prêmio, pois todas as cores da outra casa refletiam-se nas suas paredes com uma infindável variedade de tons e matizes.”

Diante essa mensagem, se não se importarem, venho fazer algumas observações:

Enquanto os chineses se esforçaram para ornamentar a realidade, criando uma caricatura da beleza. Os gregos por outro lado se dedicaram para revelar a beleza oculta na realidade.

Os chineses foram extravagantes, e não pouparam gastos. Enquanto os gregos preferiram a simplicidade inteligente, e com isso aperfeiçoaram o já existente.

Agora uma reflexão:

Confrade, não pense jamais que é necessário ter bens para começar a aperfeiçoar a si próprio. Muitas pessoas mudam somente em direção a ganhos e ficam dependentes de grandezas, porém se doar para realizar o certo pode lapidar o seu caráter assim como uma lixa dar polimento nos metais nobre. Fazer o certo é a melhor forma de lapidação que existe. É mais conveniente revelar as qualidades ocultas em dentro de si do que almejar grandezas existências no exterior, no fundo um é conseqüência proporcional do outro.

O medo da perda dificulta alcançar um bom resultado tanto no eixo amoroso, profissional e espiritual. A lixa áspera dar polimento, mas é descartada no processo. Não estou dizendo em hipótese alguma para você injustiçar a si próprio! Estou dizendo para rejeitar seus vícios, paixões e ilusões no processo de realizar uma boa ação tanto para si como para os outros.

As pessoas ingênuas fazem ações esperando retornos imediatos, e com isso só atraem para si decepções. Pessoas maduras fazem simplesmente o certo, e quando são injustiçadas, sabem exigir seus direitos porque sua postura não se sustenta no ego ou temperamento emocional, mas em uma ordem maior do que elas mesmas.

Quando um individuo é bem resolvido consigo mesmo, ele reflete virtudes que são almejados por todos. Como algumas pessoas não conseguem encontrar uma direção certa para amadurecer suas virtudes, eles acabam trabalhando intensamente para caricaturizar a si próprios com roupas de marca, bens luxuosos e famas. Querem emprestado o brilho do ouro para si. Querem demonstrar que são fortes por dentro porque são fortes por fora (e não ao contrário!).

Diferente de bens e status, ninguém pode roubar o brilho dos seus olhos, muito menos pode tomar sua maturidade para lidar com a vida.

Abraços

fonte: http://mundorealista.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=11845

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Max Müller

    Ótimo Texto , analise seus valores e veja nos quais você deve evoluir.

  2. Sincero da real!

    Como vemos no texto e como o amigo disse nos comentários:

    “Não adianta só estar coberto de riquezas ou atrativos exteriores se por dentro você for, por exemplo inseguro. Pois no fim só é você quem vai sofrer com isso (principalmente com a ganância das pessoas!).

    Basta entender que desenvolvimento pessoal não é só ficar rico e bombado, isso não vai te trazer felicidade nem pessoas boas para perto, pode vir justamente o contrário. Se desenvolver, antes de tudo, é se tornar uma pessoa mais sábia, experiente, correta, honrada, digna e por aí vai.”

    isso mesmo, a questão é focar no nossos objetivos sempre em primeiro lugar: o lado profissional, a faculdade, os cursos, os vestibulares, a musculação, a parte de aquisição de conhecimentos emocionais e leitura de livros!! em primeiro lugar

  3. fred

    as mulheres sao os chineses , os homens os gregos…rsrs

  4. kyle

    muito bom.

  5. Andre Luiz

    Ótimo texto para refletir a nossa vida.

  6. Raphael

    Ótimo texto.

  7. São Jorge

    Sublime

  8. Fulano de Tal

    Impressionante, é uma mensagem verdadeiramente bonita.

    Realmente o que devemos alcançar é o desenvolvimento pessoal e isso é mais intrapessoal do que qualquer outra coisa.

    Não adianta só estar coberto de riquezas ou atrativos exteriores se por dentro você for, por exemplo inseguro. Pois no fim só é você quem vai sofrer com isso (principalmente com a ganância das pessoas!).

    Basta entender que desenvolvimento pessoal não é só ficar rico e bombado, isso não vai te trazer felicidade nem pessoas boas para perto, pode vir justamente o contrário. Se desenvolver, antes de tudo, é se tornar uma pessoa mais sábia, experiente, correta, honrada, digna e por aí vai.

  9. Samuel

    fantástico

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: