«

»

maio 08 2013

[Investimentos Bufalescos] Os Axiomas de Zurique e a Real

Barãozin no futuro, com bilhões em ativos, contemplando uma Nova Ordem Realista.

Barãozin no futuro, com bilhões em ativos, contemplando uma Nova Ordem Realista.

Bem senhores, o post de hoje sobre investimentos será um pouco diferente dos demais. Desta vez não virei aqui dar dicas ou compartilhar experiências minhas como investidor iniciante. Mas sim fazer algo mais conceitual.

Hoje eu quero combinar um pouco os ensinamentos da Real e os Axiomas de Zurique.

Para quem não sabe, os Axiomas são um dos livros básicos para todos aqueles que estão começando no mundo dos investimentos. Mesmo que você não pretenda adotar um perfil mais arrojado com seus investimentos, é muito bom lê-lo pois ele nos ensina conceitos interessantes em seus 12 axiomas principais e 16 axiomas secundários.

Regras de ouro como “não basear suas escolhas em previsões”, “não ficar perdendo tempo demais caçando padrões em meio ao caos”, “não criar sentimentos com suas especulações” e por aí vai. Dicas valiosas que se forem observadas o ajudarão bastante na sua jornada.

Mas como falei, o objetivo aqui não é falar de investimento. Pelo menos não em investimento em ações.

Lendo relatos de iniciantes na Real (e hoje em dia são cada vez mais deles!) você vê, além das comuns dúvidas de principiante que são repetidas direto e reto pelos juvenas (é como chamamos “carinhosamente” os novatos da real) uma coisa que você percebe em muito desses relatos é falta de coragem de sair de um relacionamento que vai de mal a pior.

Os motivos para isso são vários: acha que vai perder o FGTS (Foda Garantida Toda a Semana) dele, acha que a família vai achar feio, não acha certo sair assim do nada, etc, etc, etc. Mas tudo isso se resume a uma palavra: APEGO.

O cara fica tão apegado aos sentimentos que nutre pela mulher que acredita que se separando dela ia morrer, ia passar mal, entre outras idiotices. Um exemplo disto pode ser visto neste relato, que tá rolando lá no Fórum do Búfalo.

Pois bem, e aonde se encaixam os Axiomas aí?

Eu recomendo que compre o livro e o leia (é nem 150 pgs, coisa que se lê em um fim de semana monótono) mas para fins didáticos vou pegar aqui o resumo desses Axiomas que tem na Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Axiomas_de_Zurique

Quero que vocês prestem atenção neles,  especialmente nos Axiomas nº 3 e 11. Vamos começar pelo 3º:

Terceiro Axioma: Esperança

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.

Quarto axioma menor: Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho.

Conclusão: Se suas especulações andam mal, saia e parta para outra. Saber perder é uma das virtudes de um bom especulador.

Ora, pegamos o exemplo do relato do novato aí de cima. Ou qualquer outro relato onde o cara sofria na mão de uma vadia. Porque ele sofre ou sofreu com essa tortura emocional?

Por causa da esperança. Esperança que algo ia mudar. Esperança que ela ia valorizar seus esforços e parar com aquilo. Esperança que ela finalmente ia te dar valor e ver que você tá ali do lado dela (isso acontece demais com os miguxos!). E outros pensamentos esdrúxulos.

Isso também se vê nas famosas “mulheres de malandro”. Ficam lá do lado de um parceiro violento, levando porrada na esperança que o cara irá parar com aquilo um dia! Quanta estupidez!

Como esse texto faz parte da série de investimentos, podemos fazer uma correlação com aquele cara que investe numa empresa que tem altas perspectivas de futuro, mas por enquanto só faz água. O cara põe lá seus 10 mil reais, cotação a uns 20, 15 reais. Aí tá lá, o tempo passa e a tal empresa começa a ter resultados pífios. O cara, ao invés de ver isso, aproveitar que a cotação ainda está a uns 10 reais e se mandar, não. Fica lá, escutando notícia que a empresa vai reestruturar, vai receber investimento estrangeiro e blablabla. Nada disso é cumprido e a ação vai a 5, 6 reais e os resultados dela continuam ainda piores! O cara, ao invés de botar a mão na consciência e sair antes que perca tudo que investiu ali, continua movido na esperança que as “coisas irão mudar”. E realmente mudam. Pra pior!

Cotação bate a 1, 2 reais e o desengano bate, agora o cara vai morrer com aquilo ali! É questão de honra agora! Isso tá acontecendo com muito cara que investiu na OGX, por exemplo. Pode ser que no futuro ela se torne uma grande empresa, mas pelo menos os últimos relatórios dela não apontam para isto.

Ora, se ele não fosse orgulhoso e engolisse o prejuízo logo nos primeiros relatórios que apontassem que as coisas não vão bem, essa perda dele provavelmente já teria sido recuperada em outro investimento melhor.

Legal. Mas o que tem a ver isso com o cagão que tem medo de meter o pé naquela vadia encrenqueira? Tudo!

Peguem os parágrafos de cima e troque “empresa” por “mulher” e alguns termos financeiros por termos que se usam nos relacionamentos. Não é praticamente a mesma coisa?

Como o 3º Axioma nos diz: Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.

Tenha isso na sua mente como um mantra. Você está lá com tua mina e tal, e ela começa com uns comportamentos estranhos. Você mete aquele ultimato falando para ela parar com isso, e ela finge que acatou. Ela ainda continua a fazer coisas que lhe desagradam. Ora essa, não é igual a empresa que está com relatórios financeiros ruins? Ela está dando indícios que não vai melhorar, ou se melhorar vai ser a custa de muito sacrifício e stress. Por que diabos você tem que segurar esse rojão?! Por acaso se acha o escolhido, o salvador da pátria? Acho que não, né?

Aliás, isso até se relaciona com o 8º axioma: “É improvável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico.

Assim como é improvável que entre os desígnios de Deus esteja lá “fazer do Joãozinho um comedor”, “fazer o Zezinho ter a namorada perfeita.” Com certeza Deus tem coisas mais relevantes pra fazer do que te garantir uma foda ou um relacionamentozinho de comercial de margarina…

Agora vamos ao 11º Axioma:

Décimo Primeiro Axioma: Teimosia

Se não deu certo da primeira vez, esqueça.

Décimo quinto axioma menor: Jamais tente salvar um mau investimento fazendo “preço médio”.

Conclusão: Se sua especulação não está dando o retorno desejado, não seja teimoso, desista. Outras boas oportunidades podem estar a sua volta sem ser notadas.

É que nem eu disse aí em cima: pô, você já comunicou com a garota que não aceita tal comportamento. Legal, ela diz que irá se comportar. Mas continua pisando na bola. Ou pior! Ela te traiu lá com o bombadinho, mas se diz arrependida e tal, que foi um momento de fraqueza e tudo mais.

Pergunto de novo: qual é a obrigação que você tem em segurar esse rojão? O que você ganha com isso? Quais são as perspectivas PALPÁVEIS E REALISTAS que ela realmente se arrependeu e não irá cair neste erro? NENHUMA!

Isso até se relaciona com o 7º Axioma: Só confie em um palpite se você for capaz de identificar algo que consiga explicá-lo.

Quem pode te explicar que esse “palpite” que você tem que ela não irá fazer de novo aquilo que te desagradou vai se concretizar? Como diz o 8º Axioma, provavelmente Deus não vai descer à Terra e vir falar no teu ouvido que ela não irá fazer mais isso, ele tem coisa mais importante pra fazer…

Então não seja teimoso, realize o seu prejuízo e saia fora dessa roubada sem nem olhar para trás! Isso serve tanto pro mundo dos relacionamentos quanto no mundo dos investimentos. Desapegue! Não pague (caro) pra ver!

E isso até serve pra mulher também (eu sei que tem umas gravitando aqui rs). Deixem de ser idiotas e ponham isso em suas mentes. Se bem querer ensinar tal coisa para uma mulher é como tentar ensinar um cavalo a latir…

Mas o cara pode até vir falar: “ah, eu sou foda, eu li Nessahan de cabo a rabo e tal, sou pica pra caralho e controlo a mulher que quiser!” Será mesmo? Será que você, do alto de todo esse otimismo, não está levando bola nas costas, e mesmo com indícios apontando essas bolas nas costas você é tão confiante no seu “taco” que pode garantir 100% o comportamento de um ser tão imprevisível quanto o ser humano? Eu recomendaria um psiquiatra para ti caso você ache isso mesmo…

Ah, tal coisa nos leva ao 9º AxiomaUm bom especulador possui confiança, não otimismo. A confiança nasce do uso construtivo do pessimismo.

Ou como diria o personagem do Jackie Chan num de seus filmes: “Espere pelo pior e torça pelo melhor.

Ou seja, viva o momento na boa, curta, mas esteja sempre pronto para o pior. Não fique nutrindo esperanças ou com teimosias. O barco começou a fazer água? Sai fora!

Repetindo: isso serve tanto para investimento quanto para se relacionar com mulher.

E não fique se preocupando “ah, vou perder aqui, ela vai me passar para trás e tal, meu deus do céu, vou ser feito de trouxa!”. Como falei, o ser humano (assim como o mercado de ações) é algo imprevisível. Pare de se preocupar demais com o futuro e analise com toda a atenção os dados que você tem agora. Se caso o negócio que você entrou não deu certo, engula o seu orgulho e saia fora antes que você perca mais. Se tá indo bem, continue desfrutando de seus lucros numa boa, só observando os indícios atuais que ele(a) dá.

Lembrando uma frase grande Doutrina: não é o tanto de mulher que você pega que te faz ser um cara foda. Mas sim quantos relacionamentos você conseguiu lidar satisfatoriamente (não era exatamente essa a frase, mas o espírito era esse). Do que adianta você entrar em um monte de esquemas e perder feio em praticamente todos? Quem é melhor, o “fodão” que entra em 100 negócios e sai quebrado de 99 ou o mais “caixa baixa”, mais sensato, que entra em em 2, 3 e sabe sair sem se queimar daqueles que dão errado?

Pense nisso!

2 comentários

  1. O Incompreendido

    Sem dúvida nenhuma que vale a pena ler o livro (Axiomas de Zurique); eu comprei num sebo paguei baratinho ( coisa de uns 10 reais ) e me adiantou bastante, inclusive como o texto diz você consegue adaptar o que está lá com outras coisas, não só investimentos.

    Agora mudando de assunto, FGTS (Foda Garantida toda Semana) foi a melhor !

  2. Leo Philalethes

    Você não é o único que aplica o raciocínio de investidor à vida em geral. Eu também faço isso! hahahahahaha…

    O Hugo Teixeira idem:
    http://www.senhormercado.com.br/honra-do-especulador/

    Acho que todo investidor vive conforme a filosofia do mercado.

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: