«

»

abr 24 2013

[Investimentos Bufalescos] Cortando gastos com taxas

Barãozin no futuro, com bilhões em ativos, contemplando uma Nova Ordem Realista.

Barãozin no futuro, com bilhões em ativos, contemplando uma Nova Ordem Realista.

Décima sexta edição do Jornal da Real no ar! Não deixem de ouvir!

Muito bem senhores, vamos dar prosseguimento aos Investimentos Bufalescos!

Sempre lembrando que as coisas que eu escrevo tem apenas objetivos educacionais, para troca de ideias, dicas e informações entre todo mundo aqui. De forma alguma faça compra ou vendas de um ativo em particular só porque eu falei dele aqui. Sempre estude e busque outras fontes para formar sua opinião. Agora vamos prosseguir…

No último artigo, o Leo sugeriu que se fizesse um artigo falando sobre as malditas TAXAS. E esta é uma excelente ideia. Isso, meus amigos, realmente será um belo inimigo seu no começo da formação do seu patrimônio. Mesmo sempre tentando arrumar formas de cortá-las, só esse ano já devo ter morrido uns 90 reais com taxas da corretora. É pouco comparado ao meu patrimônio total atual, mas mesmo assim deve ser observado para não crescer demais e atrapalhar seus investimentos.

Mas também não fique feito louco arrumando jeito para cortar taxas porque senão você acaba se focando demais nisso e acaba perdendo o foco em outros campos. Por exemplo, você foca demais em pegar uma corretora que cobra taxas menores de corretagem, mas não presta atenção que ela cobra uma taxa maior de custódia (só relembrando, custódia é a taxa mensal que você paga para a corretora para ela manter suas ações). E aí, o que adiantou economizar num ponto e acabar gastando mais em outro? Aqui até mesmo o conselho do Nessahan é válido: não polarize!

Eu estudei um pouco e vi que tem algumas formas interessantes de cortar um pouco das taxas cobradas. Vamos as que eu uso e algumas que eu li por aí e são interessantes:

1 – Crie uma conta poupança que ofereça doc eletrônico sem taxas: Eu atualmente tenho uma conta poupança na Caixa Econômica que só a uso para fazer a transferência de valores para a corretora. Já fiz até transferências de 3000 reais e nunca me cobraram um centavo de taxa. Acredito que o limite de transferência seja esse, e outro detalhe é que o valor cai no dia seguinte na conta da corretora. Isso não é um problema se você opera com valores não tão grandes (o que deve ser o caso de 90% dos investidores PF da bolsa) e não tem urgência em fazer negociações.

Se você já tem conta poupança em outro banco, dá uma pesquisada para ver se eles não tem uma alternativa semelhante.

Outra coisa boa disto é que você não precisa ficar perdendo tempo em fila e se estressando. Você faz o processo todo via caixa eletrônico mesmo. Só vai precisar de um pouco de atenção ao digitar os dados para não colocar nº errado e mandar a grana pra outra pessoa…

Ou também seria interessante ter uma conta no mesmo banco que a corretora usa. Eu sei que transferências via caixa eletrônico não há taxa, não sei se na boca do caixa é cobrado algo. Tem que ficar esperto também para ver se não há algum limite diário de transferência entre contas.

Só um detalhe, antes que perguntem: até onde eu sei corretora não aceitam depósitos direto na conta deles, algo que cortaria todas as taxas. Uma pena.

2 – Tente evitar corretora de banco: quando fui pesquisar os valores de operação das corretoras de banco, vi que os valores são meio impraticáveis para quem investe com pouco. Tinha banco que cobrava 30 reais de custódia, o que dá 360 reais num ano. Sem chance. Outras cobram bem menos, mas não trabalham com descontos mensais (por exemplo, não são raras as corretoras que não cobram custódia se você fizer um nº determinado de operações num mês).

Sem contar que eles geralmente usam a taxa de corretagem da Bovespa. Para operações pequenas (até uns 400 reais) talvez ela até compense, mas o bicho começa a pegar em operações maiores que isso.  Então fique esperto se a sua corretora se baseia na corretagem da Bovespa para cobrar por suas operações.

Uma das vantagens de corretoras de banco é que, acredito eu, elas estejam vinculadas diretamente à sua conta corrente que você tem no banco. Logo, você não vai precisar se esquentar com taxas de transferência.

3 – Use a tabela de corretagem da Bovespa a seu favor: como falei logo acima, parece que a tabela da Bovespa é uma vilã, e de primeira vista parece mesmo. Observe os valores cobrados:

Tabela de Corretagem
De a Valor em % + Fixo em R$
R$0,01 R$135,07 0,0% R$2,70
R$135,08 R$498,62 2,0% R$0,00
R$498,63 R$1.514,69 1,5% R$2,49
R$1.514,70 R$3.029,38 1,0% R$10,06
acima de Valor em % + Fixo em R$
R$ 3.029,38 0,5 % R$25,21

… mas nessa área de 100 reais até mais ou menos uns 300, 400 reais, ela pode começar a ser uma opção interessante para cortar um pouco os custos. Pra quem for investir uns 100 reais ao mês então, acredito eu que poucas corretoras tenham uma taxa tão convidativa quanto R$ 2,70.

Mas há um pequeno porém aí. Esse valor é cobrado no total de operações do dia. Então, vai ter que planejar aí se quiser ganhar alguns reaizinhos na operação. E outra, tal operação não pode ser feita diretamente pelo home broker (isso se sua corretora não for de banco, já que as de banco cobram a corretagem usando essa tabela), você vai ter que ligar lá pra corretora e pedir pros caras colocarem a ordem de compra para você, e provavelmente você não vai poder conferir o andamento da ordem via home broker.  Sem contar também que as corretoras impõem um valor mínimo para você operar com essas taxas, então se informe bem antes de se enveredar nisso e veja se compensa mesmo.

Pelo menos para mim nem compensa fazer isso mais porque meus investimentos mensais são bem superiores a 100 reais, sem falar que não tenho muito tempo para ficar ligando pra corretora e mandar a ordem de compra. Mas pro cara que tá começando com pouco e tem disposição pra conversar com o pessoal da corretora (e que não vai gastar muito de interurbano para fazer isso!) pode ser interessante.

Por enquanto é isso que eu lembro. Se tiver mais alguma dica interessante, compartilhe aí conosco!

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Fernando

    Só que me esqueci de passar o portal para vocês que tem a inteção de investir no tesouro direto ,é uma das opcões, lá vai o portal que eu descobri,http://www.easynvest.com.br/ .Tem outra opção que investir no banco de segunda ,ou seja que não é muito conhecido que paga bem melhor que outros de primeira linha,que são cdb e fundos outras aplicaçãoes.Abraços.

    1. Barãozin

      Então, esses bancos menores pagam mais pq os riscos envolvidos são mt maiores. Afinal, vc tá emprestando grana pra um banco que não é lá mt sólido. Praticamente todo o ano quebra um desses banquinhos. Agora, vai ver se um Itau, Bradesco, HSBC, etc passam dificuldades financeiras consideráveis…

      Tem q pesar isso também na hora de fazer investimento nesses bancos pra não sair de mãos abanando depois. Claro q não é errado fazer isso, mas o cara vai ter q ser bem mais cuidadoso e criterioso na hora de fazer isso.

      1. Ian

        Se eu nao me engano em caso de quebra pode receber até 70 mil do investimento se for investir mais que isso nao vale o risco

  2. Leo Philalethes

    Excelente post. Um dos meios de se livrar da taxa de TED/DOC é solicitar a abertura de uma conta digital, que é isenta de taxas no que concerne ao atendimento exclusivamente eletrônico (internet/caixa eletrônico). O ruim é que, quando dá algum problema, é mais difícil de resolver, o banco não terá muita disposição para te atender.

    Mas no caso do sujeito que tem apenas R$100,00 por mês para investir, mesmo usando a tabela da BOVESPA, o dinheiro do cara vai ter que render 2,7% só para cobrir a taxa de corretagem. O que é muito, tanto para investimentos de curto prazo ou longo prazo (2,7% fazem uma grande diferença em 10 anos). Sem contar a taxa de custódia, que é mensal.

    Ao meu ver, quem tem pouco dinheiro, tem que ir juntando e aplicando em algum bom fundo (ou poupança mesmo) até alcançar um valor razoável, e aí sim entrar. No mínimo R$5.000,00 para o longo prazo (buy and hold) e R$11.000,00 para o curto prazo (position trading).

    Um trader experiente (ou mesmo um bom investidor de longo prazo) tira, em média, 2%, 2,5% sobre o seu capital total ao mês. Então pagar 2,7%, 5% em taxas é suicídio, é perder grana!

    1. Barãozin

      Esquece rendimento de curto prazo pra investimento de longo prazo. Isso aí só vai te levar ao buraco.

      Eu msm fecho no máximo a 0,1%, 0,3% em média por enquanto e não me desespero. Até acho bom. Aliás, pra quem tá começando é melhor que só olhe cotação quando for comprar ação para não se desesperar. Eu como tenho mentalidade q movimentação de cotação de curto prazo não significa nada no longo prazo, faço meus cálculos de rentabilidade mensal só pra aprender a mexer melhor no Excel e desenferrujar minha matemática, q sempre fui fraco.

      O q importa no longo prazo é vc aportar td mês em empresas e demais investimentos bons, formar patrimônio e só aí se vc tiver uma grana + – sobrando (uns 1 a 2 mil pra começar, estourando) tentar se arriscar em trades. Abaixo disso o cara tem q tá preocupado em estudar e poupar, rentabilidade ele pode pensar a levar mais a sério depois de uns 5 anos, e mais a título de curiosidade.

      Os primeiros anos de investimento é mais do q compreensível perder um pouquinho. A força dos juros compostos só começa a agir depois de anos.

  3. Fernando

    ola! Tenho lido muito seus comentarios,e acho muito bons e tenho recomendado aos amigos,alguns agradece,só que eles não acha que deve ser assim expondo a realidade,deixe que eles quebrem a cara.Bom outro assunto é de investimentos,fiz um curso em São Paulo não recomendo para ninguem,decide caminhar com as minhas próprias pernas sobre investimentos,fui até os bancos e achei as taxa inviáveis por encanto ai pesquisando na internete achai este portal para investir no tesouro direto ,pesquisem a me dê uma opinião?Abraços..

    1. Barãozin

      Geralmente mt cara só leva o q tamo falando aqui a sério quando leva ferro. Até lá, deixe q o Dr. Ferro tome conta deles rs

      Fez uma escolha sábia. Poucos cursos são realmente dignos de nota. Compensa mt mais (principalmente pelo $$$) vc mesmo ir pesquisando bons sites, pegar recomendações de livros e ir estudando por conta própria. É o q eu faço atualmente.

  4. pedro

    essa merda de Yahoo incentivando manginas chorarem no altar . Estamos perdidos.
    http://br.mulher.yahoo.com/blogs/dias-noiva/emo%C3%A7%C3%A3o-dos-noivos-182822241.html

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: