«

»

mar 27 2012

Homens sorridentes são menos atraentes

da CBC News

Mulheres acham homens menos atraentes quando sorriem, comparados a quando eles estão com expressões sérias ou arrogantes, segundo um estudo canadense.

Em contraste, homens acham as mulheres mais atraentes quando elas sorriem, e menos atraentes quando elas aparentam estar confiantes e orgulhosas, como demonstra um estudo realizado com 1084 homens e mulheres heterossexuais.

“De um modo geral, estes resultados parecem demonstrar alguns dos mais tradicionais normas de gênero e valores culturais que foram emergindo, desenvolvidos e reforçados durante a história, pelo menos nas culturas Ocidentais,” afirma Jessica Tracy, socióloga da Universidade de Vancouver da Colúmbia Britânica.

Ela fez o estudo em conjunto com o estudante de psicologia Alex Beall. O resultado do estudo foi publicado online no jornal “Emotion”.

Enquanto estudos anteriores demonstraram que as mulheres são julgadas mais atraentes enquanto sorriem, os pesquisadores acreditam que este é o primeiro estudo que demonstra que os homens são considerados menos atraentes quando aparentam estar felizes.

Eles sugerem que é por causa que os homens aparentam ser mais femininos e menos dominantes assim.

O estudo “ajuda a explicar o grande fascínio por ‘bad boys’ e outros tipos masculinos icônicos” e talvez “inspire homens que usem sites de relacionamento a mudarem as fotos de seus perfis,” diz uma reportagem sobre o estudo.

Reações viscerais

Beall notou que o estudo explorou as primeiras impressões e não foi perguntado se o modelo da foto daria um bom parceiro ou esposo.

“Nós queríamos suas reações viscerais, a atração sexual,” ele afirmou em uma declaração.

O estudo afirma que uma uma questão importante para pesquisas futuras é descobrir se de alguma forma os efeitos observados nas análises das fotos podem ser presenciados em interações sociais reais.

O estudo foi realizado em dois estágios.

No primeiro, um assistente mostrou para 100 dos participantes do estudo fotografias de uma mesma pessoa do sexo oposto em quatro poses diferentes:

  • feliz (sorrindo)
  • orgulhoso (com os braços levantados sobre a cabeça)
  • envergonhado (olhando para baixo)
  • neutro (olhando para frente, sem expressão facial)

Foi solicitado aos participantes darem, em uma escala que ia de 1 até 9, o nível de atratividade que eles achavam da foto.

No segundo estágio, os participantes do estudo viram fotografias online. Os voluntários foram divididos em três categorias:

  • 340 estudantes canadenses com uma idade média de 20 anos, na qual foram exibidas 40 fotos do sexo oposto;
  • 120 adultos americanos, com uma idade média de 39 anos, que viram 40 fotos de homens e 40 fotos de mulheres;
  • por volta de 400 alunos de graduação canadenses, que viram o mesmo conjunto de fotos que os adultos mais velhos.

As fotos foram categorizadas nas mesmas quatro categorias – feliz, orgulhoso, envergonhado e neutro – pelos pesquisadores assistentes que não sabiam que as fotos seriam categorizadas. Os participantes do estudo tiveram que dar uma nota para a atratividade das pessoas nas fotos.

Em todos os casos, as homens sempre votaram mais na mulher “feliz” – mais de 5 na escala. Mulheres orgulhosas eram avaliadas numa média de 1 ou 2 pontos abaixo, e tinham a menor nota entre as fotos online.

As mulheres consistentemente deram as maiores notas para os homens orgulhosos, com notas entre 4 a 5. Os homens felizes recebiam notas por volta de 1 ponto menores. Mulheres mais jovens deram as menores notas para os homens felizes, enquanto as mais velhas tendiam a classificar os felizes e envergonhados com notas semelhantes e o homem com aparência neutra com notas baixas.

Os pesquisadores sugeriram que a vergonha pode ser considerada um pouco atrativa nos dois gêneros pois ela expressa respeito pelas normas sociais vigentes.

fonte: http://www.cbc.ca/news/technology/story/2011/05/24/science-smile-men-attractive.html

9 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. FALA

    GOSTEI

  2. Cássio

    E cai por terra aquele papo PUA de “esteja sempre sorrindo”…..

  3. adbec

    Os pesquisadores constataram o óbvio quando consideramos a forma como flertamos em nossa cultura. Do flerte tradicional, digamos assim.

    Os pesquisadores apresentaram 4 fotografias do sexo oposto e pediram que os participantes avaliassem a atratividade das pessoas nas quatro poses (sorrindo, numa expressão de vitória, com os braços levantados, envergonhado e neutro).

    A maioria dos homens classificou a mulher sorrindo como a mais atraente. O que faz todo o sentido, já que o sorriso indica que a pessoa está acessível ao contato. Como é de praxe que o homem é que deve ter a iniciativa, se a mulher sorri, isso indica que ela está receptiva à abordagem. A mulher com expressão de vitória não foi considerada muito atraente por motivos óbvios também. Essa expressão denota segurança, confiança, independência, características que não são tão valorizadas em mulheres, afinal devemos ser delicadas, meigas e submissas.

    Já a maioria das mulheres classificou o homem com a expressão de vitória (que denota confiança e segurança) e com a expressão neutra como os mais atraentes. Novamente, isso faz sentido quando consideramos a lógica do flerte. Novamente, como é o homem que deve tomar a iniciativa, aqueles mais confiantes e seguros é que são considerados os mais atraentes. Neste aspecto, o sorriso excessivo pode indicar insegurança ou desconforto.

    Mas, evidentemente, nada impede que o homem sorria (a não ser a boçalidade). Ele não será menos atraente por isso. Pelo contrário. No flerte, inclusive, é bacana sorrir em resposta ao sorriso da pessoa com a qual flertamos, não?

  4. Bruno L. Rocha

    Os homens não sorriem tanto tempo como as mulheres, mas isso vareia de cultura e da cultura, dos filmes estúpidos que as mulheres assistiram durante a vida. Acredite, os filmes te deixam mais duro ou mais mole. Nas mulheres, mas mulher ou mais vadia.
    Uma mulher sorri por estar feliz, da mesma forma que um homem. Mas a feição masculina, na maior parte do tempo é naturalmente fechada. Homens sérios estão agindo de modo natural, assim como mulheres que expressam sua felicidade. Homens sorridentes dão impressão de vagabundagem, coisa que qualquer outro homem pensaria.
    Mas eu tomaria cuidado com essas pesquisas atuais a cerca do comportamento humano. Saibam que pesquisas são encomendadas com resultados já prontos por ONGs e outros grupos políticos para fim estritamente financeiros e políticos. Assim com a liberação da maconha e a futura proibição do cigarro. ONGs fazem passeatas, provas científicas não aparecem e quando aparecem, não são confiáveis, mas ninguém questiona por medo de represálias.
    Agora todo mundo fumando maconha, ficando retardado e fazendo cara de sério.
    Falando francamente. Mulheres gostam sim do sorriso masculino, mas do de felicidade, não do de retardado. Se fosse, homens bonitos não apareceriam sorrindo em fotos.
    No meu caso, as mulheres dizem que meu sorriso é bonito. Curiosamente, eu o sempre achei feio. Sou beiçudo, mas parece que elas adoram. Também dizem que gostam da minha bunda, me chamam de bundudo.
    Quero que os masculinistas não vejam as mulheres como coisa ou objeto, pois elas estão sendo tão manipuladas pela mídia e o feminismo, quando os manginas. Saímos da matrix, a exemplo de Morfeus, não para matar e perseguir quem ainda está preso nela, mas para tirar os outros humanos de lá, seja homem, mulher, gay, lésbica, ateu, crente, ou os ETs.

  5. ClaytonM

    Não adianta fingir e pagar uma de fodão para agradar elas. O que de fato essa pesquisa mostra é o grau de valor das nossas próprias feições.

    E mais.

    Um magro/nerd sorrindo significa uma coisa
    Um cafa/bombado sorrindo é outra.

    A cultura ocidental não ensina que o sorriso é um presente e pode ser usado como caridade. Então, é bom procurar ser modesto não só com o sorriso.
    Quem usa muito acaba ficando sem nada.

  6. fábio

    pessoal do canal do bufalo, o blog da lola aranovich está censurando opinião de qualquer um que crítique e opine sobre o feminismo, ela fala do depoimento da xuxa que ela nunca fez filme porno, que é uma pessoa maravilhosa e honesta, qualquer um que tenha a idéia diferente da dela ela nem publca comentários e ainda fica falando mal do movimento masculinista.

    1. Barãozin

      pau no cu dela rs
      (parênteses chato só pra fuder um possível print dela rs. sei q nos vigiam! mamãe tou no print!)
      o blog é dela, se ela quiser defender xuxa, netinho espancador de paula, o hitler, stalin, o diabo a quatro, fique à vontade. cago e ando pra q é dito ali e falo q vcs deveriam fazer o msm. dão ibope demais, ao invés de dar ibope pra o q é dito aqui e em outros blogs.

  7. Veder medeiros

    Gostei do site!!!

  8. Buda

    Exatamente isso, homens e mulheres se sentem atraídos por comportamentos diferentes, em breve escreverei um artigo sobre isso.

    Então fica dica aos homens, só riem quando for muito engraçado e com um sorriso discreto (claro sem parecer falso / irônico).

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: