«

»

dez 03 2011

Mulheres e suas armas – o Antes e o Depois


por 
Whiskey’s Place

Muitas fotos mostrando mulheres no passado e no presente  demonstram de uma forma chocante como as elas mudaram através das décadas, quando o assunto é maturidade, valores e comportamento. Uma das melhores coisas que a internet nos oferece é a chance de que podemos comparar as coisas do passado e do presente, sendo um lembrete que a história não começou ontem, ou em 1968. Fotos preto e branco (algumas em cores) da Administração de Segurança Rural dos EUA e o Acervo da Secretaria de Informações de Guerra foram digitalizadas recentemente e estão disponíveis para visualização e download. Estas imagens fornecem uma idéia fascinante de como eram a moda, a saúde física, as condições gerais de vida dos cidadãos comuns dos EUA, do período que vai da década de 1930 até o fim da 2ª Guerra Mundial. Muitas fotos demonstram uma diferença brutal entre as mulheres daquela época e as mulheres celebridades atuais, tanto para o bem quanto para o mal. Uma mudança que eu acho muito interessante é a relacionada com as “armas”.

Primeiro, temos Madonna, com 52 anos, num iate no Mediterrâneo.


Note a camiseta e o shorts de basquete, numa aparência relaxada. E notem também suas “armas”: os braços musculosos (com pouca gordura corporal) que denota como Madonna tenta (em vão) manter a aparência como se ainda tivesse 28 anos.

Agora, reparem nas imagens do “Victory Corps”, tiradas em 1942. O “Victory Corps” era um programa, que durou de 1942 até junho de 1944, que preparava os jovens das escolas para atividades militares, melhorando o condicionamento físico e ensinando aeles conhecimentos específicos (como aviação, mecânica, tiro ao alvo) mas que incluiam em seus treinos garotas, e mesmo negros (lembre-se que na época existia segregação racial nos EUA), e incluia outros treinamentos como primeiros socorros, aprendizado no serviço industrial ou de manufatura, operação e manutenção de rádio e preparação de alimentos enlatados.

Aqui há uma série de imagens de moças que estudavam no colégio Roosevelt (que atualmente é composto em sua maioria de alunos de origem latino-americana), que fica na região leste de Los Angeles:

Agora, tenha em mente que estas estas garotas eram adolescentes quando estas fotos foram batidas. Agora compare a postura e o modo de se vestir e se portar destas jovens com as jovens de hoje. Parte do problema vem do penteado, as jovens atuais não usam estes penteados, pois isso as fariam ficar com cara de “velhas”. E também sempre se portam de uma maneira “relaxada” quando aparecem nas fotos de hoje. A maioria das jovens de antigamente foram criadas num mundo de privações e problemas econômicos sérios, seguido de uma guerra mundial cruel em que houve racionamentos diversos .Quando elas alcançavam os 16, 17 anos, elas pareciam muito mais maduras que a Madonna de hoje, com 52.

Agora, preste atenção nas armas que elas portam. Não são “armas” forjadas na musculação, com acompanhamento nutricinal, suplementos especiais e treinadores caros, mas armas de verdade, que atiram balas (as da imagem parecem ser carabinas de treinamento baseado no fuzil regulamentar Springfield M1903). Elas tem até um stand de tiro no colégio. Você conseguiria imaginar as garotas do colégio Roosevelt de hoje em dia treinando com carabinas em um stand de tiro que fica dentro do colégio?

Sim, ouve avanços surpreendentes no mundo atual. Mulheres são independetes, não precisam mais de ficar dependendo financeiramente de um pai ou um marido. Elas controlam seus destinos, economicamente falando. Elas tem liberdade de escolha em todas as áreas de suas vidas. As mulheres de hoje não vivem num ambiente segregado racialmente em que existiam bebedouros esclusivos para brancos e para negros. Não há a ameaça de impérios impiedosos, racistas e assasinos, como o japonês ou o germânico, tentando escravizar os países. Não há mais depressões econômicas que causaram desespero em arrumar alimentos e mudanças sociais brutais, como um grande êxodo interno. Mulheres tem, pela primeira vez na história, total liberdade de viverem como elas bem entenderem.

Mas… também houve uma perca imensa de seriedade e de propósito na vida delas. Não trocaria o mundo de 1942 pelo de hoje. Mas as imagens do passado nos ensinam uma coisa. Mulheres deveriam estar praticando com armas de verdade. Não “desenvolvendo-os”. Veja como as jovens do passado eram muito mais maduras do que as paródias grotescas de mulher que são as pop stars de hoje. Estas garotas praticando tiro, provavelmente se tornaram mães, esposas e tiveram suas carreiras. Madonna, com 52 anos, é uma estrela profissional que pateticamente tenta se manter jovem. Pelo menos nisso, o mundo de 1942 era muito mais inteligente que o mundo de hoje.

Fonte: http://whiskeys-place.blogspot.com/2009/08/women-then-and-now-guns.html

Deixe uma resposta

Switch to mobile version
%d blogueiros gostam disto: